Agência espacial do Japão quer mandar um Toyota para a Lua

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão vai unir forças com a Toyota para criar um veículo autónomo de seis rodas com capacidade para duas pessoas para transportar materiais na Lua durante cerca de 10 mil quilómetros. O objectivo é aterrar este veículo no satélite natural da Terra em 2029.

O "Lunar Rover" da Toyota será alimentado pela tecnologia da célula de combustível (fuel-cell) da marca nipónica e terá lugar para dois ocupantes, sendo que dentro do veículo os dois astronautas não terão que usar os seus fatos para explorar a superfície lunar.

"É um projecto extremamente desafiante e nós temos grandes expectativas para a tecnologia da Toyota", referiu Koichi Wakata, astronauta que já voou no Space Shuttle da NASA e que se tornou no primeiro comandante japonês da Estação Espacial Internacional.

Com 6 metros de comprimento e 13 metros quadrados de espaço habitável, o "Lunar Rover" da Toyota-JAXA vai usar painéis solares e células de combustível para produzir e armazenar energia.

Está previsto que este veículo aterre na Lua antes de qualquer exploração humana, pelo que terá de ser capaz de ir ao encontro deles assim que necessário. E como se este detalhe não fosse impressionante o suficiente, importa dizer que este veículo será projectado com vista a quatro locais de exploração distintos, pelo que terá que ser capaz de se movimentar sozinho para encontrar os astronautas que vão chegar.

Em destaque